terça-feira, 25 de novembro de 2008

A Evolução dos Peixes

Os primeiros peixes surgiram há cerca de 500 milhões de anos e eram semelhantes às lampreias atuais. Posteriormente, há aproximadamente 400 milhões de anos surgiram os peixes com esqueleto cartilagíneo. Actualmente são representados pelos tubarões, raias e esturjões. Os dois primeiros grupos são marinhos, enquanto que os esturjões são migradores anádromos (vivem no mar e reproduzem-se nos rios). Mais recentemente, há mais ou menos 250 milhões de anos, surgiram os primeiros peixes com esqueleto ósseo.


A maior parte das cerca de 22 000 espécies de peixes, que se estima que existam atualmente no mundo, pertencem ao grupo dos peixes ósseos. Relativamente aos peixes de água doce, a Península Ibérica apresenta um elevado número de endemismos, ou seja, espécies que só existem nesta região geográfica. Este facto pode ser explicado pelo isolamento geográfico em que estas espécies evoluíram. Há cerca de 35 milhões de anos ocorreu o levantamento dos Pirinéus que levou ao isolamento das populações ibéricas das européias. Por seu turno, o Estreito de Gibraltar formou-se há cerca de 3 a 4 milhões de anos, ficando estas populações isoladas das do Norte de África. Conseqüêntemente, originaram-se na Península Ibérica espécies diferentes das européias e das que existem no Norte de África. Assim, só em Portugal existem atualmente cerca de 32 espécies autóctones, das quais 15 são endemismos ibéricos e 5 são endemismos portugueses. Este número pode ainda aumentar já que estão a ser realizados estudos de genética molecular que poderão permitir a descoberta de outras espécies endêmicas de algumas bacias portuguesas/ibéricas. Apesar de serem únicas no mundo e da sua importância para o bom funcionamento dos ecossistemas aquáticos a maior parte destas espécies encontra-se em risco de extinção.

O que são lampréias?

As lampreias ou lampréias são peixes de água doce ou anádromas com forma de enguias, mas sem maxilas. Aboca está transformada numa ventosa circular com o próprio dianmetro do corpo, reforçada por um anel de cartilaginagem e armada com uma língua-raspadora igualmente cartilaginosa. Várias espécies de lampreia são consumidas como alimento.
As lampreias são classificadas no clade Hyperoartia, dentro do filo chordata , por oposição aos gnathostomata, que incluem os animais com maxilas. Todas as espécies conhecidas são agrupadas na classe Petromyzontida ou Cephalaspidomorphi, na ordem Petromyzontiformes e na família Petromyzontidae. Ver também fishbase.
Algumas espécies de lampreias têm um número de cromossomas que é recorde entre os cordados, chegando a 174. A larva ammocoetes tem um tamanho máximo de 10 cm, enquanto que os adultos podem ultrapassar 120 cm.

3 comentários:

Kifus disse...

valeu agora eu posso fazer o meu documentario parada a Discovery Chanel

Jorge Ramiro disse...

Eu acho que há muitos anos existem peixes que evoluiu de alguma forma e podem se adaptar à vida na terra. Isto é, podem se adaptar a viver fora da água. Eu tenho alguns peixes que são chamados axolotes. Eu tê-los nos tanques de meus restaurantes em moema. Estes peixes têm pernas.

Unknown disse...

Caramba será que nao tem nenhum site com todas as espécies de peixes que ja esistiram